sábado, 30 de abril de 2011

O Fabuloso Destino de Amélie Poulain - FILME



Olá meus queridos,

Bom, hoje venho falar de um filme que venho ensaiando para assistir a algum tempo.
A primeira tentativa foi totalmente falha, um filme de idioma francês e legenda em inglês não foi muito bem aceito pelo meu cérebro e acabei dormindo...achei que iria dar conta, mas fui vencida!
A segunda tentativa foi um pouco mais além, com legenda em português mesmo, mas dormi novamente. Ando um pouco indisciplinada para assistir filmes. Mas a culpa não é deles, e sim do meu fisiológico e dos meus dias pesados.
Na terceira consegui! ATÉ QUE ENFIM! Assisti em um dia bem folgado, acordei meio dia, aí deu certo!

Bom, o que posso dizer dele assim em suma?
Á primeira impressão, achei que o filme tinha uma historia bunitinha, mas com uma lição.
Acertei em cheio!Pela primeira vez!

O filme é expressivamente, contextualmente e visualmente diferente! Muito diferente de todos que já vi até hoje.
Ele se enreda na vida de Amelie, que quando pequena nao tinha muito contato com outras pessoas, seus pais achavam que ela tinha problemas no coração e não a deixaram ir a escola, alfabetizando-a em casa.
Em certo dia, no dia da morte de Lady Di, ela descobre uma pequena caixa de recordações em seu apartamento e resolve procurar pelo dono da mesma. E prometeu a si mesma que se ao encontrar a caixinha de recordações, o dono da mesma melhorasse sua vida, tivesse uma reação positiva...ela iria tornar a vida do próximo e das pessoas ao seu redor melhor através de pequenos gestos... e a partir disso ela começa a fazer pequenas coisas, e as pessoas a sua volta vão melhorando suas vidas.

No decorrer dessas ações, ela conhece um rapaz pelo qual se apaixona, mas que ao mesmo tempo se esconde dele.

Não contarei mais nada sobre o filme, cada ação de Amelie é fantástica.
O ponto chave do filme é que ele nos mostra a visão do mundo aos olhos de Amelie, uma visão romântica, adocicada, que não nos deixam indiferentes ao assistir.
Um filme suave, assim eu definiria.

Se existisse meia dúzia de Amelies em uma cidade, esta se tornaria um local agradável de viver, POIS as pessoas ao redor da meia duzia de Amelies ficariam mais agradáveis, e ficando agradáveis tornariam as pessoas ao redor delas agradáveis também e assim iniciaria uma cadeia de "agradavelmentos" (péssima neologia inventada, mas nao vou apagar).

Há quem se lembre do Zorro, defensor dos necessitados e que pune os injustos. Assim Amelie se define e dessa forma ela o é!

O cenário, onde se passa o filme, a vibrante Paris não deixa a desejar no filme. Ah, que clima bom tem o filme!
Também né, se era pra ser um filme de visão romântica, nada melhor do que Paris!

Não posso deixar de mencionar como o filme dá muita importância ao acaso. Às coisas que acontecem repentinamente, e por força do destino. Isso porque se a personagem principal não estivesse ficado chocada com a morte de Lady Di anunciada na TV, ela não teria deixado a tampa do seu perfume cair, e a mesma não teria destacado o azulejo, dando acesso à caixinha de recordações do Bretodeau....
É fantástico, uma sucessão de acontecimentos que vão surgindo a esmo...impressionante!

A arte do filme é espetacular, não entendo muito a fundo sobre arte, mas sei que Renoir, pintor francês citado no filme possuía obras marcantes, destacadas pelo sensualismo...E o filme tem um "quê" de sensualismo também...O visual é mágico!

Vale destacar sobre o filme é que todos os personagens não são apresentados  pela sua forma física e sim descrevendo o que cada um gosta...e é incrível como ao perceber isso, você consegue se definir pelas coisas que gosta também, não digo sobre o que gostamos de óbvio e sim aquilo que gostamos profundamente e que nos é particular. Eu, por exemplo, adoro estalar os dedos, notebook quente no colo e caminhar olhando para cima e para o lado (coisa de louco né, mas todo mundo gosta de uma coisa meio louca...basta reparar!)
E quando ela se pergunta quantos casais no mundo inteiro estão tendo orgasmo naquele momento...hahaha...é um tipo de pergunta que todo mundo se faz também, eu sempre me questiono umas coisas do tipo também.

"Sem você, a emoção de hoje seria pele morta da emoção do passado.."
Frase repetida pela personagem, ao acaso, dentro de um trem...Não consegui desvendar o porquê da passagem...

A astúcia e encanto da personagem é fabuloso...nos prende muito a atenção. E o mais chamativo ainda é que ela é muito introvertida, sem muita "ação" aos olhos de quem vê por fora.

A trilha sonora é suavezinha que dão uma idéia de ternura e magia. É toda instrumental, chutarei que deve ser de apenas um orquestistra toda a trilha sonora, são bem parecidas as melodias. As com piano lembram caixinha de música =)

E assim, para finalizar e mais importante para mim...é que Amelie mexendo os seus pauzinhos mudou a vida de todas as pessoas que precisavam de um "empurrãozinho", no entanto, não consegue dar um rumo à sua. Hesita muito em se mostrar ao rapaz do album de fotos por quem se apaixonou, até que o "homem dos ossos de vidro" através de uma pintura, lhe incute algumas idéias metaforicamente quando lhe fala "quando chega a hora, precisa saltar sem hesitar". DEMAIS!
Foi preciso alguém de fora dar um empurrãozinho para que ela resolvesse a sua própria...
Creio que na vida é sempre assim, somos capazes de ajudar várias pessoas através de pequenas coisas, mas nao conseguimos resolver as nossas próprias. No entanto, sempre existe alguém que nos impulsiona a tomar atitude e a resolver tudo. Tudo depende se a pessoa de fora NOS impulsiona para frente, ou para trás! Amelie teve sorte....a impulsionaram pra frente! =)

Você vai encontrar em Amelie um pouco de você. Todos vocês! Aposto nisso!

Bom, e qual seria o Fabuloso Destino de Amelie Poulain?acho que cada um encontrará uma resposta diferente.Assista e encontre a sua!

Deixo claro que esse filme será do tipo "ou você vai amar, ou odiar"...então, caso você odeie...
me desculpe, porque eu amei!! =D

Abaixo, uma das melhores cenas quando ela ajuda o ceguinho a atravessar a rua e vai descrevendo toda a paisagem a ele. =] (Dublado ficou menos legal a cena, mas não achei ela no áudio original)


That's all!

beeeeijo

NUBINHA

2 comentários:

  1. Núbia, excelente postagem!!!
    Particularmente eu amo esse filme.
    parabéns pelo blog, vou seguir
    Grande bj
    Lucyano
    http://cinemaparceirodaeducacao.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Gostei do blog, ótima postagem e template convidativo, estou dando uma olhada nas outras postagens...

    Siga tbm o meu:

    http://temtudomega.blogspot.com
    Dicas, tutoriais e downloads


    Ganhe dinheiro com seu blog, o Wibi paga para vc fazer buscas na web, acesse e confira:
    http://www.wibi.com.br/cadastro/?amigo=88250

    ResponderExcluir