domingo, 17 de abril de 2011

Requiem for a Dream - FILME



Olá queridos amigos,
Deixei um pouco pra trás as críticas aos filmes,
Tenho visto poucos, alguns que tinha visto eram mto bons, mas parece que não mereciam uma crítica.

De início venho dizer que dormi no meio desse filme, por incrível que pareça! Mas acho que isso foi devido ao meu fisiológico, não ao próprio filme em si.
Tive que assisti-lo de novo.

Vamos ao que importa de verdade!

Primeiramente, esse filme me foi pedido para ser baixado com tanta insistência pela minha irmã que baixei. Sabia que ele era considerado um grande filme, com uma história bem polêmica. No entanto, partindo de um pedido da minha irmã não esperava um filme tão forte e cheio de efeitos agressivos.

Pois bem, o filme narra a história de 4 pessoas que se envolvem em drogas e têm as consequências quanto a isso.
Três dessas pessoas são jovens (Harry, Marion and Tyrone) e a outra é Sara, mãe de Harry e viciada em TV.

Bom, eu nao vou contar sobre o filme, nem citarei passagens.
Mas acho que o impressionante do filme é a trajetória dos personagens ao longo do filme.
Os 3 jovens antes cheio de sonhos e com aquela empolgação jovem se aprofundam ainda mais no mundo das drogas, no mundo da cocaína para ser mais específica e que para conseguir a "droga pura" elaboram um plano que acaba não dando certo e esses têm a sua vida totalmente arruinada.
Sara é uma senhora que quando tem uma oportunidade de aparecer na TV e para caber em seu vestido vermelho começa a tomar anfetaminas para emagrecer e que depois logo se vê dependente das pílulas e fica muito louca! É uma bela atuação dessa atriz, chega a ser comovente o quanto sua técnica é impecável!

O filme é dividido em SUMMER, FALL  e WINTER.
Uma analogia feita á ÁPICE (onde ainda se tinha na vida sonhos e projetos), QUEDA (quando tudo começa a dar errado), FUNDO DO POÇO (onde já nao há solução para a ruína)

É meio que aquelas campanhas de TV mesmo, não tem final feliz, nem herói, nem mocinho, nem bandido, nem vilão...
É sim um retrato da vida real.

Pesquisando o porquê do título do filme, uma tradução sugerida seria A Vida não é um Sonho.
Tudo bem né?Não precisa explicar mais né?

Uma crítica sustentável que eu tenho que fazer é que infelizmente existem/existiam médicos que receitavam anfetaminas para emagrecimento e que isso ilustra uma prática ilegal e desumana.
Essa substância é um simpatomimético que age na supressão do apetite, o que leva a perda de peso. No entanto o organismo desenvolve uma tolerância a droga, necessitando de mais e mais e mais doses. Comporta-se como uma droga de abuso mesmo! Isso pode levar o indivíduo à anorexia e morte.
E por se tratar de uma droga que age no sistema nervoso central, ela pode trazer alucinações, euforia e convulsões.
Seu efeito é pouco duradouro, o que leva depois a uma depressão profunda.
(tá, terminei meu comentário farmacêutico)

Com a exceção de Sara, nao pude resgatar o motivo ao qual levou os jovens a fazerem uso de drogas. Eles já o faziam no início do filme. Mas o impulsionamento a querer mais e mais é bem nítido, e isso ocorreu por simples vontade, alavancada ao poder de traficar e ganhar dinheiro também.

Destaque no filme á personagem Marion, que foi capaz de vender seu próprio corpo (e que venda!) para conseguir a droga. É chocante!

Um filme bem produzido, com indícios que não foi gasto muito $ com ele, mas que consegue deixar a mensagem que quer passar.
Não o recomendo para menores de 18 anos.

A trilha sonora é totalmente instrumental, bem melódica e triste! Combinou com o filme!

É isssssso,

Terminei!

Beijossss

NUBINHA

2 comentários:

  1. buba....

    Que comentario !!! Que tal ser critica de cinema? Eu nao assisti o filme mas depois de seu comentário fiquei com vontade de assistir... Voce faz análises bem profundas !!! Mais uma faceta de voce que me encanta !!!!

    beijos na bochecha !!!

    Dinda

    ResponderExcluir
  2. O mundo das drogas é sempre uma perdição.E pais omissos só intensificam a queda nesse buraco infinito.
    Muito boa sua crítica e valeu pela dica.
    Vou assistir ao filme
    Por: http://quaddronegro.blogspot.com/

    ResponderExcluir