sábado, 9 de abril de 2011

Justiça?Paz?Culpa?Cadê?

Oi pessoal, como estão?

Bom, venho aqui compartilhar com vocês a minha grande insatisfação ao ligar a TV nos últimos dias...
O caso da escola em Realengo no Rio realmente me deixa angustiada de virar o olhar para a TV...
Creio que todos estão por dentro da tragédia, então não será necessário fazer um briefing aqui...aliás...aquilo não foi uma tragédia, aquilo foi uma carnificina, extermínio, mortandade...tragédia é outra coisa...tragédia é uma fatalidade que não pôde ser evitada...

Enfim, fico pensando comigo mesma se é legal fazer essa "mega publicidade" de uma coisa tão ruim...
Já vi várias pessoas bem tristes com o acontecimento, outras com espírito de ódio do assassino inexplicável, outras fazendo piadinha em cima e outras nem aí para a história...Isso que eu chamo de amplo leque de visões!

Me deparo com muitos links no twitter com notícias sobre o caso...e junto um blablablá do pessoal dos Direitos Humanos...
É nauseante, de verdade.
Assim, eu fico pesarosa com as famílias das crianças que sofreram o ataque...quantas vidas foram mudadas...quantos sonhos foram por água abaixo...quantas esperanças despedaçadas...

Mas o que realmente me indigna de verdade é apenas a culpa estar sobre os ombros do assassino, que cometeu suicidio após o incidente.
A mim não entra na cabeça...
Como é que uma pessoa por si só é capaz de uma atrocidade tremenda?
Tá certo que ele cometeu os crimes sozinho...mas acho que a história começa um pouco antes...

Até que ponto monstros são monstros?

Somos cegos de ódio, rancor e vingança...o consolo de muitos sobre a história é que o assassino está morto, se matou...porque do contrário todos estariam querendo matá-lo também...

A sociedade sempre clama por justiça a todo momento, o problema é que ela mesmo é injusta todos os dias...
Vamos pesquisar a vida do assassino!
Vamos ver as condições nas quais ele cresceu, o ambiente em que viveu, as experiências que formaram sua personalidade, os nãos que levou na cara...a exclusão que supostamente deve ter sido subordinado....
Muitos propuseram que a causa de tudo fosse o bullyng...
Será mesmo?
Será que isso transformaria uma pessoa em um monstro???
(ei, quem é monstro já nasce monstro!)
Sim e não...
Nosso comportamento e nossa personalidade é resultado da junção código genético mais influências ao longo da vida...
No caso do assassino, se este for mesmo o caso, ele já tinha 50% de propensão a ser monstro...
Mas com a dimensão do crime, creio que 50% de propensão não seria determinante...
de onde veio a outra percentagem?
Das influências!Da vida!
o que levou esse rapaz a se tornar um sociopata e alimentar um ódio mortal a ponto de ser influenciado por facções terroristas?! Hein?!


A sociedade provoca bullyng com muitas pessoas todos os dias, o problema não está somente nas escolas:

Ei, você que não tem dinheiro pra comprar comida para seus filhos! Você é inferior!Você é um babaca! hahahaha
Ei você que mora embaixo da ponte, toma chuva, sente o sol quente no rosto todo dia! Você é um babaca!
Ei você que foi criado espancado e molestado...hahahaha....você é um idiota!
Ei mané que não tem dinheiro pra comprar a roupa da moda e um tenis NIKE...você é um merda!

ESTOU POUCO ME LIXANDO PRA VOCÊS!

O problema está e sempre esteve na subsistência e na desigualdade social.
No entanto, não adianta estar aí lendo as notícias, ficar indignado, ficar triste, ficar revoltado e nao fazer nada quanto a isso...esse não é o primeiro e nem vai ser o último Wellington...
E pra você que acha que isso nada tem a ver contigo, que isso é um "problema dos políticos"...está se enganando...a justiça começa com você!

Somos muito imundos e sujos para julgar que assassinos/serials killers/monstros são piores que a gente.
Mas não são mesmo!
É muito fácil falar isso quando se teve o 50% de influências em boas escolas, com amor dos pais, com comida boa em casa, com carro confortável, com edredom quentinho, com amigos de mesmo padrão, com roupas confortáveis. E olha que você não sabe se tem o 50% monstro no seu código genético....eu poderia ter...até você!

Naão quero seguir a linha de advogada do diabo aqui...o caso me surpreendeu bastante...raiva do cara eu também tenho...ainda não perdi minha essência humana...
No entanto não devemos culpar só ele...todos nós damos nossa contribuição diária para tudo isso.
E para você que acha que só no Rio acontece essas coisas...
Todo dia uma criança é assassinada em algum lugar no mundo....e ai?vai ficar com raiva também e continuar não fazendo nada?
Você aí que fuma um baseado de vez em quando ou de vez em sempre (sem querer ser clichê),mas muitas crianças são mortas no tráfico só para você fumar essa coisa fedida e ficar relaxado!
Agora fica aí posando de Direitos Humanos e atirando pedras no assassino Wellington?!
É NAUSEANTE!

Justiça...infelizmente é cega...ás vezes dura...é tudo menos justa!
Justiça começa no dia-a-dia, não só no tribunal...

O Bullyng não está somente nas salas de aula e escolas...
a sociedade gosta de criar conceitos isolados e se esquecem que o conceito abrange o todo.

Para vocês...
Não sejam hipócritas...
você também atirou naquelas crianças...

Soluções concretas e lógicas para diminuir isso?
Todo mundo sabe qual a sua, todo mundo sabe que se tratando de questões sociais...aplicar regras gerais é o mesmo que nada.

Acho que rezar, também não resolve....pode melhorar o estado de espírito. Mas no momento é necessário ação!

Lamento imensuradamente apenas pelas crianças que tiveram que morrer para fazer alguns enxergarem o "Aonde é que chegamos e onde é que vamos parar?!"

A PAZ SÓ PODE SER COMPARTILHADA QUANDO ELA VEM DE DENTRO DE NÓS MESMOS!


UM GRANDE BEIJO

2 comentários:

  1. É lamentável, por exemplo, constatar que todo esse sensacionalismo causado tenha acontecido e se iniciado justo no dia do jornalista, um profissão que apesar de tão bela é tão desvalorizada no país mas o que ao mesmo é dominada por profissionais e práticas que mancham o seu próprio caminho.

    Também concordo com você sobre isso não ser apenas culpa dos políticos, todos temos que fazer a nossa parte para fazer da sociedade um lugar melhor. Já passamos recentemente por momentos de tensão e tristeza no mesmo Rio de Janeiro naquele episódio em que a policia subiu ao morro para combater os traficantes e agora tem isso. Esse ciclo de violência tem que terminar!!!!

    ResponderExcluir
  2. Meu pai sempre me diz uma coisa que eu aho muito correta: "cada um só pode dar aquilo que tem"...se eu não tiver paz, não posso transmitir a paz que não tenho. Acho que falta bondade no coração das pessoas e a alegria e satisfação de praticar o bem.

    Adorei seu blog, estou seguindo.

    Parabéns!

    ResponderExcluir