quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Por que ás vezes não queremos deixar o passado em seu lugar, no passado?

Olá meus queridos...
Venho hoje tentar descobrir um porquê aqui... creio que uma porcentagem boa da população tenha essa duvidinha...aliás...uma porcentagem da população menos esperta do mundo....


"Ahhh...vou parar de ler...já me chamou de idiota!"


Não é isso...mas veja bem...os espertos não se preocupam muito com o passado, ás vezes eles até o perderam em algum lugar no tempo, em algum lugar da consciência, em algum do EGO...enfim...eles não dão a mínima na onde tá essa parte "passada pra trás", deixam esse "quase filho" abandonado.
Longe de mim ser a esperta da história, queria MUITO ter essa qualidade!
Vi um poema aqui em uma pagina da net...esses poemas caem em minhas mãos ao acaso...aí fico indagando o porquê disso tudo...


http://www.homemsonhador.com/PassadoPassado.html


A parte que me chamou a atenção realmente foi:


" Em nossas vidas, tantas vezes olhamos para trás...
pensando em como tudo aconteceu e como tudo poderia ter sido.
Não há nada errado em olhar para trás,
mas certamente é um erro ficar ruminando o passado
e perguntando: "E se...?".

Ao contrário, devemos nos concentrar no dia de hoje,
no amanhã e nos amanhãs que estão por vir.''



O Autor desse poema/poesia ao se tornar o interlocutor de sua obra parece mesmo estar de bem com a vida, no tipo "passado é passado!relax and enjoy your life!não adianta chorar o leite derramado e bola pra frente que atrás vem gente!", maaaaas...será que é tão fácil assim? e por que achamos dificil ás vezes?
Tentarei...
Ao meu modo de pensar e de ver as coisas...deixar o passado em seu lugar é fácil RELATIVAMENTE...pô é fácil deixar no passado aquela maldita prova na qual voce estudou pra caramba e quando a fez achou que tinha ido péssimo, mas no final das contas foi é muito bem! Deixar as coisas bem resolvidas no passado é MUITO fácil. Porque foi a partir delas que voce chegou no presente que está vivendo...digo o tempo presente BOM que está vivendo...o passado bem resolvido é como um degrau de uma escada ascendente...ás vezes é duro de roer, mas quando consegue voce nem se lembra dele depois...e assim o deixou no passado! Ás vezes nos lembramos..."nooh e akele degrauzinho la de baixo?e eu que sofria por conta dele mas subi ele numa boa, aqui de cima eu vejo isso e dou risada!"


Maas...e o passado mal resolvido?Como é que faz?Por que eu nao consigo deixá-lo lá quietinho no canto dele?Naquele maldito cantinho onde eu deixei da ultima vez?
POR QUE?
Voltaremos á analogia das escada...o passado mal resolvido é como um degrau também de uma escada ASCENDENTE, mas ao contrario do outro degrau citado anteriormente, ele é um beeeeeem mais altinho, beeeem mais liso com risco de escorregar, possui umas entranhas grosseiras que se voce nao pisar direitinho voce vai sair machucado, requere bem mais ATP e concentração pra poder passar por ele...voce tentou, tentou e tentou mas nao conseguiu passar por ele...se machucou até...pô sua canela tá toda machucada, roxaa, desfarelada, que droga! Mas e aí? como é que eu chego la em cima?
Eis que surge uma mão estendida do lado dessa escada, ou uma boa ideia, ou um anjo te carregando...que te mostra um caminho alternativo daquela escada que finaliza no degrau seguinte ao Degrau Terror...enfiim...um caminho alternativo...aí voce "supera" o degrau, continua o caminho adiante na escada...com a canela doendo e latejando, mas continua o caminho....
E toda vez que voce olha pra sua canela voce lembra daquele degrau amaldiçoado que voce "superou"...aí voce pensa..."mas e se eu tivesse tentado mais?mas e se eu nem tivesse cruzado com esse degrau, o que seria da minha canela?"


Então...ja defini um porquê...
ás vezes nao conseguimos deixar o passado em seu lugar pelo simples fato que ele nos deixou MARCAS, que ele ainda nao se resolveu, que você nao sente que ele foi um degrau que lhe somou uma coisa boa no seu presente, poderia até ter somado se voce tivesse tentado mais, se tivesse se machucado mais, mas tentando! 


Finalizando...
Ter passados mal resolvidos não é saudável ao nosso presente, muito menos ao nosso futuro!
Portanto...volte lá...jogue uma dinamite nesse degrau enjoado (nada a ver com vingança aqui ok?)...resolva o que ta te perturbando...ponha os pingos nos is...
A parte final do poema anterior eu mudaria para:


Deixe que cada amanhã e HOJE preencha seu coração com amor e risadas;
os seus dias, com sonhos tornados realidade e sua vida,
com uma esperança infinita de felicidade.



That's All....
Obrigada pela atenção...e se tiverem um porquê que também seja coerente...comentem aqui embaixo...


Cruj Cruj Cruj Tchau!

2 comentários:

  1. nubinha meu anjo que cai do ceu... palavras lindas bjos adorei bem... =*

    ResponderExcluir
  2. Passado deixa marcas. Marcas boas e/ou ruins. Acho que um ponto interessante em se levar em consideração é se você aprendeu o suficiente com esse "passado ruim" pra poder agir de forma diferente/melhor no próximo 'degrau'.
    =)

    [Morri de rir com o seu "cruj cruj cruj tchau", HAHAHAHAHA]

    ResponderExcluir